Não bastasse seus encantos, Prado faz parte da história do descobrimento do Brasil. O escrivão da esquadra, Pero Vaz de Caminha, descreveu em sua primeira carta ao Rei de Portugal a geografia da região da foz do Rio Cahy, no município de Prado, como primeiro pedaço de terra avistado pela tripulação da armada de Pedro Álvares Cabral.
Atrás do Rio Cahy, ergue-se o imponente Monte Pascoal, que do alto dos seus 530 metros aquietou o coração dos navegadores em 1500.
Mais de quinhentos anos se passaram, e o cenário dessa região do Rio Cahy ainda é o mesmo do Brasil dos primeiros anos. As mesmas nuvens, e os mesmos céus. Os mesmos ventos e o mesmo mar. Extensos colares de praias brancas, onde deságuam os mesmos rios. Barras verdes de matas e de mangues. Barreiras calcárias de tons rosa.
Com a carta de Pero Vaz de Caminha em mãos e a vista na paisagem, ainda é possível, sem dificuldade, seguir a descrição da costa e deixar a imaginação trazer de volta a indescritível emoção que esse texto antigo consegue suscitar.