Debaixo de um céu de anil, o Monte Pascoal, monumento histórico natural, domina a vista de muitos ângulos, desde o mar ou mesmo de muitas diferentes aproximações pelo continente. Com 536 metros de altura, é a principal colina englobada por unidade de relevo. Andando por uma trilha de 1.500 metros, chega-se ao alto do monte, distante 32 km do litoral em linha reta, que qualquer guia pode trilhar sem perigo.
Do alto do Monte se tem uma visão total do parque e do mar. Lá estão os últimos remanescentes de Mata Atlântica e sua maior parte continua inalterada, como no primeiro instante do descobrimento. A flora e a fauna do Monte Pascoal são simplesmente fantásticas, como por exemplo, Ariranhas, veado-campeiro, o raro Ouriço Preto, o Guariba, a Onça, a Suçuarana, o Macuco, o Urubu Rei, o Mutum, o Gavião Pombo, o Gavião de Penacho, o Gavião Pega Macaco, o Crejoá, a Cotinga, o Curió, o Sabiá da Mata, o João de Barro e a Perdiz.
Visitar o Monte Pascoal é ter a rara oportunidade de conhecer um mundo fantástico de cores e vida exuberantes. Estar próximo de uma biodiversidade tão incrível e bela, torna o espírito leve.